sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Polícia Militar do Rio divulga esquema de segurança para o carnaval


A Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro anunciou no dia (12) o esquema de policiamento para o carnaval 2015 em todo o estado. No total, serão 15,5 mil policiais, que utilizarão cerca de 3,3 mil viaturas para reforçar a segurança nos blocos de rua, no Sambódromo, nas praias, e ainda atender as ocorrências do dia a dia. O esquema especial começa às 8h de hoje (13) e termina às 20h de quarta-feira (18).

De acordo com o tenente-coronel Marcos Rocha, o policiamento no Sambódromo e no Terreirão do Samba será reforçado com 457 policiais militares a pé e 57 viaturas, além de quatro bases de policiamento com 18 PMs cada uma e três setores de rádio patrulha para atender ocorrências da Central 190, específicas de carnaval, além das que já existem regularmente. É importante destacar que além de todo esse aparato com vista ao evento, a PM manterá o policiamento ostensivo normal. Esses números são um complemento, disse Rocha.

Nos blocos que recebem maior volume de público - como Cordão da Bola Preta, Monobloco e Simpatia é Quase Amor - serão cerca de 580 policiais a pé e em bases de policiamento com 72 carros, que ficarão ao longo da Avenida Presidente Vargas, por onde desfilam os blocos, e também no entorno. A Região dos Lagos receberá reforço de 343 policiais e 169 viaturas, para atender o grande número de turistas, e as unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) receberão reforço de 556 policiais.

Uma novidade no esquema deste ano é a parceria com a Secretaria de Direitos Humanos do Estado, por meio do projeto Carnaval com Direitos, destinado ao público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis, com o objetivo de coibir crimes de origem homofóbica, como discriminação e agressão física.

Haverá plantão durante todos os dias de carnaval na secretaria, ligado ao Centro Integrado de Comando de Controle da PM para que as ocorrências de carnaval sejam atendidas dentro do programa de proteção. "É uma ação inovadora que vamos implementar neste carnaval, e olharemos com olhar diferenciado para este segmento em locais de frequência tradicional deste público, visando a diminuir a violência homofóbica", afirmou o oficial.

A PM também sugeriu dicas de segurança para os foliões durante o evento, como chegar cedo aos locais dos eventos, moderar no consumo de bebidas alcoólicas e, em caso de ingestão de álcool, utilizar o transporte público, não carregar joias e grandes quantias de dinheiro, manter carteiras, bolsas e celulares na parte da frente do corpo, além de utilizar pulseiras de identificação para as crianças, com número de telefone e nomes dos responsáveis.

De acordo com o coronel Cláudio Lima Freire, subchefe do Estado Maior da PM, a corporação chegou a esses números porque em grandes eventos, como carnaval e réveillon, as férias dos policiais são suspensas. "Desde quarta-feira, os policiais que estavam de férias retornaram a suas atividades, o que representa quase 4,3 mil policiais que estavam em repouso, e também recuperamos todo o efetivo burocrático da corporação, disponibilizado para o carnaval", relatou.

Além do carnaval, a PM também realiza a Operação Praia, que atende banhistas. São 300 policiais a pé, em 13 viaturas e uso também de bicicletas, contando ainda com policiais bilíngues, para o atendimento a turistas estrangeiros.

Fonte:Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário