quinta-feira, 2 de julho de 2015

Brasil e Cuba acertam parceria na área do trabalho


O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, foi a Havana em missão oficial, onde se encontrou com a ministra do Trabalho e Seguridade Social de Cuba, Margarita González Fernández. Na segunda (29), os dois acertaram a criação de um Grupo de Trabalho para por em prática os termos do Memorando de Entendimento, assinado em Genebra durante a Conferência Internacional do Trabalho da OIT.

O objetivo é promover o intercâmbio de informações e experiências entre Brasil e Cuba nas áreas de emprego, capacitação profissional, salário mínimo, saúde, segurança e inspeção do trabalho. Estão ainda previstas medidas conjuntas de cooperativismo, associativismo e economia solidária.

Manoel Dias destacou a contribuição do Brasil para aprimorar os programas cubanos: “Queremos colaborar com os desafios que as mudanças econômicas recentes podem trazer ao trabalho e ao emprego. Por isso, a importância do documento que assinamos nesse momento histórico para Cuba, em que sua economia se abre novamente a todo o mundo”.

Margarita González considerou que a parceria brasileira é fundamental para o processo de aperfeiçoamento de Cuba. Ela disse: “A organização que sempre esteve sob o controle estatal viverá, a partir de agora, um forte processo de descentralização. Por isso, acreditamos que a experiência brasileira será fundamental para dinamizar a economia e o trabalho em nosso país”.

Fonte: Agência Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário