sexta-feira, 23 de agosto de 2013

“Dia de Luta e Paralisação”

Prezados (as) Companheiros (as),



Como é do conhecimento de todos, as centrais sindicais estão preparando para 30 de agosto o “Dia de Luta e Paralisação”. A mobilização pelas reivindicações dos trabalhadores é essencialmente necessária e historicamente ligada ao movimento sindical brasileiro. Entretanto, é salutar uma profunda e serena reflexão quanto aos resultados que esses atos podem produzir.

Ao nosso entender, não é somente a unidade das centrais que poderá conduzir e orientar protestos e paralizações. É indispensável a participação direta e consciente dos sindicatos, federações e confederações para refletir em uma colossal pressão junto ao Congresso Nacional e ao próprio Governo Federal no sentido de atender as reivindicações da classe trabalhadora.

No entanto, com o devido respeito que nutre as relações com as demais centrais, entendemos que o momento não é oportuno, tendo em vista que em recentes manifestações, sem uma ampla e maciça participação, não chegou-se a atingir os seus reais objetivos.

Além disso, não podemos correr o risco de perder a nossa credibilidade junto a classe trabalhadora e a sociedade. Por outro lado, os oportunistas “mascarados” e de plantão estão na expectativa que as entidades sindicais organizadas realizem novas paralizações para ficarem em evidência.

Diante disso, a NCST nacional não aconselha as suas entidades filiadas a participarem de tal movimento. Todavia, aquela filiada que desejar participar recomendamos que analise, com bastante cautela, a fim de evitar futuros contratempos e, principalmente, possíveis prejuízos aos trabalhadores e ao movimento sindical como um todo.

Finalmente, é imprescindível esclarecer que, o movimento sindical brasileiro é altamente capaz de produzir tantas quantas paralisações entender necessária, desde que apresente-se organizado, consciente e coeso como em tantas outras históricas mobilizações.

Sem mais para o momento, desde já agradecemos pela atenção e compreensão de todos.

Atenciosamente,

José Calixto Ramos
Presidente – NCST e CNTI
Fonte: NCST


Nenhum comentário:

Postar um comentário