terça-feira, 2 de dezembro de 2014

RJ tem o segundo maior índice de morte por Aids do país

O Ministério da Saúde divulgou os números da Aids no Brasil. O Rio de Janeiro é o segundo estado com a maior taxa de mortalidade pela doença no país. Os números também trouxeram outra preocupação: o aumento da incidência da Aids entre jovens.
Nesta terça-feira (2), no Largo da Carioca, no Centro, será feito mais um mutirão de testes para a detecção da doença, de graça. Equipes da Secretaria Estadual de Saúde estarão no local das 9h às 15h. O resultado do teste sai em 30 minutos.
Se o resultado for positivo, a pessoa deve fazer um novo teste e a pessoa é encaminhada pelos próprios técnicos para fazer o tratamento adequado. Esse segundo teste, mais detalhado, vai realmente comprovar se a pessoa é portadora do vírus HIV.
Os jovens são o público alvo porque relaxou no comportamento para se prevenir contra a doença. Como houve uma redução da taxa de mortalidade nos últimos anos, isso fez com que as pessoas se despreocupassem com a doença. Com o avanço do tratamento, a Aids virou uma doença crônica, mas ela ainda não tem cura. A camisinha ainda é a principal forma de prevenir a Aids.
A taxa de casos de Aids no Brasil se estabilizou, nos últimos anos. Mas novos casos continuaram a surgir a cada ano. Só em 2013, foram registrados 40 mil casos no país. Ou seja, são 20,4 casos em média para cada grupo de cem mil habitantes. No Rio de Janeiro esse índice é de 27,6 casos.
A queda na taxa de mortalidade nos últimos dez anos foi de 13%. No Brasil, o índice de mortes é de 5,7 para cada grupo de cem mil habitantes, enquanto que no Rio são 9,1 óbitos para cada grupo de cem mil habitantes, sendo o segundo mais índice do país.


Fonte Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário