sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Passageiros sofrem com ônibus quebrados e até incêndio no RJ

Passageiros da Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio, convivem com ônibus em péssimo estado de conservação. Um vídeo, exibido no RJTV desta quinta-feira (2), mostra inclusive um coletivo pegando fogo, e o desespero dos passageiros abandonando o veículo. 
O veículo é da linha 2486 C (Xerém - Passeio). Segundo os passageiros, eles convivem diariamente com a situação precária dos ônibus que fazem o itinerário. Eles acrescentam que o problema não é de agora.
"Bancos estavam rasgados e teve situação de eu pegar ônibus com bichos, baratas. Muito sujo, vidro quebrado, banco solto: os ônibus eram muito ruins", conta o vendedor Nelson Meier.

A equipe de reportagem embarcou em um ônibus. Ele tinha bancos quebrados  que chegavam a estar caídos no chão. O teto estava sujo, e a saída de emergência, quebrada. O coletivo ainda tinha falta de lâmpadas e muitas pessoas faziam a viagem em pé, o que é proibido nos ônibus intermunicipais.
"Já vinha numa situação ruim há bastante tempo, mas há cinco anos piorou. Ligamos para os orgãos responsáveis para as empresas e usado a internet para fazer abaixo assinado, e divulgar fotos e vídeos, mas nada tem surtido efeito", diz o professor Paulo Roberto Andrade
De acordo com dados do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio (Detro), de janeiro a setembro deste ano, 1.169 ônibus de linhas intermunicipais foram multados e recolhidos. Entre os principais problemas apresentados está o mau estado de conservação dos veículos, além de irregularidades na documentação. Ainda de acordo com o Detro, a empresa Trel ( Transturismo Rei ltda ) é a terceira empresa mais multada no estado com 162 multas.
Segundo o Detrp, as multas da empresa Trell, que faz a linha Xerém - Centro do rio, já somam 330 mil reais. Agora, o departamento informou que vai convocar a empresa para assinar um termo de ajustamento de conduta.

Em nota a Trel informou, que problemas de bancos soltos e plásticos cobrindo a saída de ar condicionado, como mostrado na reportagem, estão relacionados a vandalismo, mas que a empresa procura adequar sua frota a tempo para oferecer um serviço adequado aos usuários. A empresa ainda disse que, seus veículos possuem serviço de manutenção preventiva e corretiva, e que contam ainda com sistema de limpeza, lavagem e higienização terceirizada.

Em relação aos motoristas, a empresa afirmou que os mesmo passam por um processo de treinamento regular e que a Gerência de Tráfego atua sobre as multas a fim de evitar que elas voltem a acontecer. E que ao contrário do alegado, não chegou a haver incêndio em um ônibus da Trel, mas tão somente uma pane no arranque, o que acionou o serviço de socorro da empresa e fez com que o carro fosse recolhido à garagem.

Fonte :Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário