terça-feira, 2 de setembro de 2014

Campanha convoca cariocas a ter mais cuidados com o coração

Começou nesta segunda-feira (1º) a campanha Setembro Vermelho, que pretende alertar a população para os riscos das doenças cardíacas. Como mostrou o RJTV, a ação " tem como lema "siga seu coração e tome uma atitude" e tem como objetivo estimular brasileiros a evitarem fatores de risco que podem provocar infarte ou derrame (veja o site do Setembro Vermelho).
Os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre doenças cardíacas são alarmantes.
Segundo a entidade, a cada minuto morre uma pessoa no mundo em consequência de doenças cardiovasculares. As estatísticas internacionais mostram ainda que problemas no coração matam duas vezes mais do que o câncer, por exemplo.
A campanha Setembro Vermelho busca mostrar à população que mudar hábitos simples diminuem os riscos de aparecimento de doenças do coração. É o que garantem os médicos. Estacionar o carro distante do destino, por exemplo, já é um pequeno mais importante passo para cuidar da saúde.
Segundo médicos especialistas, pacientes obesos, sedentários, diabéticos ou fumantes são mais propensos a desenvolver doenças do coração. Outro fator de risco é a circunferência abdominal. Para as mulheres, a partir de 80 centímetros já oferece perigo à saúde e para os homens, a partir de 94 cm. Marlene Oliveira, autora da campanha e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, chama a atenção para a prevenção.
“Uma das coisas que a gente está chamando atenção na nossa campanha é que as pessoas tirem pelo menos periodiocamente um tempo para ir ao médico fazer um check up, ver seus índices de colesterol, seus índices de glicemia, porque a população acaba não olhando pra isso e quando você vai ver pra isso pode ser muito tarde”, disse.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário