quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Justiça do RJ determina bloqueio de contas de Rodrigo Bethlem na Suíça

A Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias que teriam sido abertas na Suíça pelo deputado federal Rodrigo Bethlem (PMDB). Como mostrou o RJTV nesta terça-feira (16), o parlamentar é investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Estadual por suspeita de desviar verbas durante sua gestão como secretário municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura do Rio. Bethlem disse que ainda não foi notificado e que não vai se pronunciar a respeito.

O deputado é alvo também de um processo instaurado pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados para apurar se ele cometeu quebra do decoro parlamentar. Como foi formalizada a abertura do processo, Rodrigo Bethlem não tem mais a possibilidade de renunciar ao mandato para evitar ser cassado.
Se os deputados entenderem que houve quebra de decoro parlamentar na atuação de Bethlem, ele poderá sofrer punição que varia desde advertência até cassação do mandato. Após a instauração do processo, o relator terá prazo regimental de uma semana para apresentar relatório preliminar, no qual apontará pela continuidade ou interrupção das investigações, com base nos indícios de quebra de decoro.
Caso o processo contra Bethlem não seja apreciado pelos parlamentares até o recesso do final do ano, ele não correrá o risco de ser cassado, o que ocasionaria a perda de seus direitos políticos.

A denúncia
Reportagem publicada pela revista “Época” revelou que Rodrigo Bethlem disse, em gravação vazada por sua ex-mulher, ter recebido propina de organizações não-governamentais (ONG's) que tinham contrato com a prefeitura do Rio.

Em nota divulgada em julho, o deputado disse que as denúncias feitas pela ex-mulher eram mentirosas. Após a divulgação das denúncias, Bethlem desistiu de concorrer à reeleição para a Câmara. Ele informou que deixaria o pleito para se dedicar a sua defesa, mas não deu explicações sobre o caso. Ele deve ser ouvido pelo Conselho de Ética nesta quarta-feira (3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário